
-
Água fria
-
Água quente
-
Pluvial
-
Esgoto
-
Gases, GLP, Natural e hospitalares
Projeto Hidráulico
O que é o projeto Hidráulico?
O projeto hidráulico, é o projeto responsável por especificar e dimensionar tubulações, formas e cálculos para líquidos e gases sejam conduzidos de um ponto a outro para atender as necessidades de um projeto arquitetônico. Um projeto hidráulico completo tem de conter o projeto hidrossanitário de uma edificação e pode também contemplar o projeto de gases.
Projeto hidrossanitário
O projeto Hidrossanitário é o projeto complementar ao projeto arquitetônico responsável por gerenciar os serviços de abastecimento de água e esgoto para usuários domésticos, industriais e comerciais.
O projeto Hidrossanitário é Composto por 2 projetos: o projeto hidráulico (água fria, água quente, água pluvial), este garante o abastecimento a torneiras e chuveiros, assim como a capitação e escoamento de água da chuva, e o projeto sanitário (esgoto) que gerencia a eliminação de dejetos por ralos e vasos sanitários para o sistema de esgoto.
O projeto Hidrossaniátio se aplica na construção de sistemas de abastecimento de água, tratamento de água e esgoto, e na manutenção de tubulações, instalações e equipamentos.
Água fria
O sistema de água fria contempla o detalhamento do hidrômetro para recebimento da água da concessionária local. O dimensionamento dos reservatórios e as redes de distribuição interna e externa do imóvel. Determinando a posição correta e o diâmetro da tubulação, dos registros e dos pontos de consumo (forneiras, piscina e equipamentos).
Água quente
O projeto de rede de água quente é elaborado para atender os sistemas de aquecimento, que podem ser solar, elétrico ou a gás. Também são dimensionados os reservatórios e a rede de distribuição interna e externa.
Pluvial
O sistema de águas pluviais capta toda água da chuva de telhados e pisos, e a direciona para a via pública, ou sistema de reuso. Calhas, condutores, ralos e canaletas de piso são dimensionados de acordo com cada projeto.
Esgoto
A rede de esgoto tem como objetivo coletar o esgoto doméstico e direcioná-lo à rede pública, ou, caso o local não possua tal infraestrutura de saneamento, à estação de tratamento própria (fossa séptica por exemplo).
São dimensionadas as tubulações necessárias, ralos, caixas de passagem e inspeção, bem como a rede de ventilação.
Gases: GLP, natural e hospitalares
Um projeto de gás refere-se a um conjunto de planos e estudos para fornecer gás para aplicações industriais ou residenciais e hospitalares. Geralmente, inclui o planejamento de infraestrutura necessária para coletar, armazenar, transportar e distribuir o gás para uso, atendendo as normas aplicáveis para a natureza de cada utilização, seja no aquecimento de água, na alimentação de fogões, aquecedores, chuveiros, no uso doméstico, ou ainda no uso hospitalar, na aplicação gases medicinais como oxigênio; ar sintético; óxido e dióxido de carbono.
O projeto de gás deve detalhar tubulações, tanques de armazenamento, reguladores de pressão, ventilações, entre outros aspectos técnicos e exigências de segurança.