top of page

Saber onde bater o martelo

  • Foto do escritor: Eng. Júlio César de Barros
    Eng. Júlio César de Barros
  • 7 de dez. de 2021
  • 1 min de leitura

mão segurando martelo

Um navio de grande porte vale milhões de dólares. E tudo que possui um preço mais elevado, consequentemente demanda de manutenção de igual porte. Foi exatamente isso que aconteceu com este navio.


Ao ser visto nessa situação, o comandante mandou chamar um técnico naval e o orçamento foi avaliado em R$100. Bem barato. Mas o técnico não conseguiu resolver o problema. Um engenheiro naval também tentou resolver a questão com o orçamento de R $1000, mas o navio continuou quebrado.


Desesperado, o comandante encontrou um engenheiro especialista. Após uma rápida inspeção, ele deu o orçamento de R $10 mil. O profissional checou às válvulas, bateu com o martelo em uma delas e o navio voltou a funcionar, tudo isso em menos de 15 minutos.


Indignado pelo pouco tempo, o comandante questionou o preço elevado, afinal de contas, ninguém quer pagar R $10 mil por um trabalho de 15 minutos. Mas aqui está o clímax: depois de ser questionado, o especialista escreveu que a martelada custou R $0,50, mas saber em qual válvula dar a martelada custou R $9.999,50.


O que eu quero dizer com tudo isso se resume a uma pergunta: você tem valorizado seu próprio trabalho e tudo o que passou para conseguir o conhecimento que você possui?


 
 
 

Comentários


bottom of page